Rebreath Fisioterapia e os Cookies - Nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação.
Confira a Política de Privacidade
A Reabilitação cardiorrespiratória se divide basicamente em dois componentes: treinamento físico (exercícios) e educação do paciente. O principal objetivo da reabilitação pulmonar é melhorar seu condicionamento físico e assim aumentar suas atividades diárias com menor sensação de cansaço. Pessoas com doença pulmonares são geralmente menos ativas e tendem a perder a capacidade física e a força muscular, tornando-as ainda menos ativas. A prática regular de exercícios pode quebrar esse ciclo de inatividade. Para iniciar o programa de reabilitação pulmonar, o paciente deverá estar com seu estado clínico estável e, de preferência, ter parado de fumar.
Alguns pacientes podem precisar de oxigênio durante a sessão de exercícios, ou em parte dela, afim de tolerar o esforço mais facilmente. Isso será decidido durante sua avaliação e seu acompanhamento.
Toda a prescrição de exercícios é baseada na avaliação inicial e respeita as condições de cada paciente. O treinamento será intensificado progressivamente conforme sua evolução. Qualquer sintoma durante ou após os exercícios deve ser comunicado.
Cada sessão de treinamento deverá contemplar:
O paciente receberá orientações sobre sua condição física, técnicas de controle da respiração e estratégias respiratórias, oxigenoterapia, forma correta de usar suas medicações tópicas, exercícios e técnicas de conservação de energia.